Calma, um de cada vez |
Beleza, já aprendemos como escolher um shape para longboard e como montar um longboard. Mas e se eu nunca andei de skate na vida, como faço para andar de longboard, efetivamente?
De novo, vamos por partes:
Como descobrir sua base no skate longboard
A primeira coisa a se fazer é descobrir qual será sua base no longboard. Por mais contra intuitivo que pareça, no skate o pé de apoio não é o que fica no board, e sim o que rema. Por isso, se você for destro, usará a postura regular (com o pé direito atrás), se for canhoto, a postura goofy (o contrário). Caso seja ambidestro ou esteja na dúvida, existem algumas outras maneiras de descobrir:
- Peça para alguém te empurrar para frente. O pé em que você se apoiar será seu pé de apoio.
- Pule enquanto corre. O primeiro pé que sair do chão normalmente será seu pé dominante.
- Pratique com as duas bases e escolha a mais confortável.
A última dica pode parecer inútil para quem está começando, mas lembre-se que você não precisa ter só uma base. Conforme for aprendendo, treine com as duas, varie e aprimore-se!
Descobriu sua base? Então vamos para o passo 2:
Como subir no longboard
Existem duas maneiras de subir no skate. Vamos começar com a mais fácil:
Coloque o pé frontal um pouco abaixo dos parafusos que seguram o truck da frente. O pé de trás deve ficar da metade para trás do long, dependendo do tamanho do shape. Ajuste os dois pés para ficarem na diagonal, mais ou menos a 45º
Ou...
Coloque o pé não dominante um pouco a frente dos parafusos que seguram o truck traseiro. Jogue seu peso para esse pé, e coloque o dominante da metade para frente do shape. Essa postura é um pouco mais complicada por tirar um pouco seu equilíbrio, pois você remará com o pé da frente (como mostra a figura abaixo). Mesmo assim, existem muitos riders que preferem andar assim.
Subiu aí? Beleza. Agora começa a parte divertida:
Remando o longboard
Como visto na imagem acima, você pode remar com o pé da frente ou com o de trás. Recomendo começar com o pé de trás, é bem mais fácil para manter o equilíbrio. A remada é quando você se impulsiona e faz o longboard andar, e é para a maioria a parte mais complicada, pois envolve tirar um dos pés do skate. Apesar disso, não é nenhum bicho de sete cabeças, com um pouco de prática é bem fácil de dominar.
- Rode seu pé da frente em 45 graus, para que seus dedos fiquem virados mais para frente do que antes.
- Coloque todo o seu peso na frente do skate.
- Tire seu pé traseiro do long e coloque-o acima e próximo do seu pé dianteiro, com seus dedos virados para frente.
- Com um único impulso, empurre o chão com o seu pé traseiro. Use a parte da frente da sola do pé. Só empurre! Tome cuidado para não se apoiar nesse pé, senão é chão na certa.
- Coloque o pé traseiro de volta no skate e rode o pé da frente de volta para o lugar. Você pode dar mais de uma remada por vez.
Agora é só praticar, e depois ir para o próximo passo, aprender a fazer curvas.
Bom rolê!
0 Comentários
Tecnologia do Blogger.