Escolhendo um shape para longboard + Estilos de longboard

Posted by Giovas. On 27 de outubro de 2013 7 comentários
Uma das maiores dificuldades quando se quer começar a andar de longboard é escolher o shape para o skate. Qualquer pessoa que conhece um pouco do esporte percebe que existem diversos modelos, tamanhos e formas de shape para Longboard, cada um para uma modalidade e finalidade específicas. 

Então, como escolher o modelo de shape para longboard ideal para você começar? Primeiro, você tem que entender um pouco das modalidades e estilos do esporte, e o que quer fazer com seu skate. Já adianto que você pode fazer praticamente tudo com qualquer tipo de shape, mas alguns modelos terão vantagens em determinadas modalidades. 


Modalidades de Longboard:

Cruising:

Aquele passeio no parque, sem se importar muito com manobras ou slides. Pode ser combinado com um pouco de freestyle e dancing, em ladeiras leves ou no plano mesmo. Qualquer shape pode ser usado para cruising, mas o mais utilizado é o pintail, com formato de gota, acima de 42''. Rodas de dureza baixa a média são recomendadas. 


Downhill Slide

Talvez a modalidade mais famosa do longboard, trata-se de descer ladeiras fazendo slides agressivos, o que requer bastante técnica e equipamentos apropriados, exigindo capacete, cotoveleira, joelheira e luvas de slide (aquelas que tem um plástico redondo na palma). Normalmente, shape de slide é simétrico, sem tail nem nose, podendo ser côncavo para aumentar a aderência aos pés. As rodas para slide tem que ser mais duras, de preferência acima de 85A.



Freestyle ou Street:

Mais parecido com o skate comum, no freestyle, como o nome diz, pode-se fazer qualquer coisa. Manobras, dancing, manual, utilizando tudo que estiver no ambiente. O shape para longboard freestyle pode ter um pouco de tail e nose para ajudar nas manobras, e rodas de dureza média (de 77A até 84A) são boas para essa modalidade. Normalmente os shapes para freestyle medem até 40'', mas podem ser maiores se você quiser fazer mais dancing (mais sobre isso abaixo)

 


Dancing:

A arte de dançar no skate. Essa modalidade pode ser muito bem utilizada com um freestyle, fazendo sessions sensacionais. Um longboard para dancing deve ser grande, de 42'' para cima, podendo até ser um classic, que se assemelha mais a uma prancha de surf. Um pouco de tail e nose (como os Loaded Bhangra) ajudam em manuais e freestyle.



Downhill Speed:

Velocidade é tudo nesse estilo de longboard praticado nas ladeiras maiores e mais íngremes. Shapes bastante rígidos e côncavos, sem tail nem nose para ajudar na aerodinâmica, são ideiais para essa modalidade. Para praticar downhill speed, são imprescindíveis equipamentos de proteção como capacetes (completos, como os de moto), luvas e até macacões especiais para amenizar a queda. 


Slalom:

O slalom é um estilo bastante clássico de skate, mas que hoje já não é tão praticado, principalmente no Brasil. É praticado em ladeiras leves desviando de obstáculos e completando o percurso no menor tempo possível. As competições são bastante acirradas, decidindo as vezes por centésimos de segundo o vencedor. Cada cone derrubado tem uma penalidade para o atleta.


Concluindo:

São muitas as modalidades de longboard e as opções de shape e acessórios. Um bom shape de longboard para iniciantes é o algo como o Loaded Dervish, que funciona bem para todas as modalidades, apesar de ser um pouco caro para quem está iniciando. 

Boa session!



Comentários
7 Comentários

7 comentários:

Unknown disse...

não tenho uma modalidade preferida que eu queira praticar.como devo montar um longboard para praticar um pouco de cada um ate me descobrir kk???

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Elciney, e eu gostaria de começar a praticar longboard mas não faço ideia de qual comprar! Vc disse em outro post que começou a procurar longboards no pior lugar, o shopping, mas eu moro no ES e acho que não tenho outra opção. Nao gostaria de comprar pela internet pq queria ver e sentir meu primeiro longboard. Acho que meu estilo é o cruising. Eu usaria meu skate pra adiantar minha locomoção, ladeiras leves e manobras leves.. Além de que gostei do estilo de shape do cruising (com formato de gota). Gostei desses skates pintail, mas não sei o que significa os números depois (o cara do vídeo usa uma pintail 46). Eu sou um cara um pouco abaixo da estatura dos meus amigos (tenho 17 anos e 1,67 metros) e não queria comprar um skate gigante pra não ficar com a perna aberta demais e nem um skate pequeno pq eu sinto que não vou ter estabilidade com aquele shape pequenininho.. Enfim, o que vc me aconselha e aonde devo procurar longboards??
Desde já agradeço.. Parabéns pelo site, muito bom!!!!!

Anônimo disse...

Para os iniciantes que estão com duvidas me chama no skype: nathan.fx1

Anônimo disse...

Galera que quiser dicas sobre a modalidade Dancing, sobre peças ou dicas sobre manobras podem me chamar no wpp... 21982125910

Unknown disse...

Comprei um na loja do shopping. Ele tem furos nas extremidades, o truck passa no meio desse furo o que deixa ele baixo. Tem truck invertido(identifiquei).
Qual é a modalidade que devo praticar? Por nao ter essas partes altas (tal e nose) nas pontas

Erika Sales disse...

Gostaria de saber qual estilo daqueles com a roda bem grande!
Vi passando aqui é gostei, gostaria de saber mais, pois procurei na net e nem o nome to achando! :/

Unknown disse...

Muito legal e explicativo ...mas acho que faltou uma foto do shape ... PRA ajudar na escolha ...

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.