8 dicas para começar a andar de longboard

Posted by Giovas. On 31 de outubro de 2013 12 comentários

Guia rápido para começar a andar de longboard


Quando decidi andar de longboard, tive muitas dúvidas sobre como aprender e como começar. Antes de comprar o skate, li muito na internet e tirei várias dessas dúvidas. Aqui estão algumas dicas básicas para você que quer aprender a andar de longboard mas ainda não sabe como. Tenha em mente que muito do que você precisa saber, aprenderá na prática, mas essas dicas podem ajudar bastante o skatista de primeira viagem


1. Ande em um longboard antes de comprar


Para quem nunca andou de skate, pisar em um longboard pela primeira vez pode ser bastante estranho. Se possível, experimente andar no skate de um amigo ou conhecido. Se você não tem amigos que andam, comece a frequentar os picos mais tradicionais de longboard na sua região. A galera que frequenta costuma ser bastante receptiva e poderá te ajudar com isso também. É importante pelo menos testar um skate para saber se você vai gostar e tentar escolher o tipo de shape, afinal comprar um longboard não é barato.


2. Compre bons equipamentos de vendedores confiáveis

Não tem segredo aqui, como tudo na vida, coisas boas normalmente são mais caras. Veja bem, não estou falando para você comprar de cara um long de 2 mil reais (a não ser que você tenha esse dinheiro sobrando e não vá fazer falta, então compre! Existem ótimas marcas por esse preço), mas sim pesquisar em fóruns, sites e com quem conhece um pouco sobre o melhor custo-benefício para você. Comprar um equipamento barato pode fazer você se arrepender em pouco tempo, porque vai começar a aprender mais e vai perceber que o skate que montou não vai aguentar o tranco. Isso aconteceu comigo, porque escolhi um shape barato mas que não é condizente com o que eu quero praticar no esporte. Se tiver dúvidas quanto às peças, pergunte nos comentários!


3. Aprenda a cair


Uma das únicas certezas que qualquer skatista tem, sendo profissional ou amador, é que ele vai cair. Não deixe isso te desanimar, as quedas parte do esporte e do aprendizado. Aprender a cair evita que você se machuque demais, saindo com no máximo umas raladas, mas sem se quebrar por completo. A melhor maneira para isso, como qualquer um que já fez uma arte marcial de contato sabe, é rolar enquanto estiver caindo, evitando colocar os braços para aparar a queda. 

4. Use equipamentos de segurança

Mesmo se você considera ser um expert na arte da queda, o longboard ainda é um esporte relativamente perigoso e envolve velocidade, concreto, tentativa e erro. Usar equipamentos de segurança como capacetes, joelheiras, cotoveleiras e munhequeiras é essencial para não se ferrar machucar quando cair, além de dar muito mais segurança para pegar uma velocidade maior e tentar aquela manobra mais complicada. O uso do capacete é tão importante que alguns blogs de skate, como o euamolongboard.com fazem campanha para isso, não postando vídeos de riders sem o equipamento.

5. Aprenda a controlar a velocidade


Velocidade é uma coisa que assusta no começo. Existem algumas técnicas para controlar sua aceleração e desaceleração no longboard. A mais interessante é o carving (ou fazer curvas fechadas). Nas curvas você consegue controlar a velocidade e melhorar seu equilíbrio. Em locais onde você não consegue fazer curvas, você pode tentar frear com o pé (com calma, senão você vai rolar do skate), saltar do long, rolá-lo, fazer slides em pé ou com luvas de slide especiais.

6. Saiba montar e desmontar o longboard

De tempos em tempos, seu longboard terá que ser ajustado. Você talvez queira trocar as rodas, rolamentos ou trucks. Pode até querer apertar ou soltar os trucks para melhorar as curvas. Conhecer sobre como montar e desmontar seu longboard é essencial para fazer as coisas por conta própria, sem depender de alguém que saiba ou uma loja especializada que pode te cobrar uma taxa para isso, além de ser um bom passatempo.


7. Tenha paciência e pratique!

Não se iluda, você não vai aprender a andar de longboard de um dia para o outro. Não perca o pique quando cair, errar ou não conseguir encaixar aquela manobra. Comece pelo básico, e a evolução naturalmente virá. Não tenha pressa e não encane de acertar sempre, e pratique frequentemente.


8. Se inspire!


Assista a videos, leia blogs (de preferência, este!), pesquise sobre longboard. Incentive seus amigos a praticarem o esporte. Andar sozinho é ótimo, mas com uma galera os roles sempre ficam mais interessantes. Um dos objetivos desse blog é inspirar boarders iniciantes e veteranos com os mais variados materiais, então continue acompanhando!




Comentários
12 Comentários

12 comentários:

Unknown disse...

Meu primeiro long, eu comprei sem nunca ter andado, porém por indicação de um amigo, que trabalhavam na galeria do Rock, no centro de São Paulo, conheci a loja Mission, onde me fizeram testar vários tipos de shapes, e depois de varias perguntas sobre qual era a forma que eu gostaria de andar, consegui montar meu longboard. Gastei na faixa de R$ 580,00, e fiquei muito contente com o resultado.

Giovas. disse...

Legal Fernando, valeu pelo depoimento! Quanto tempo faz isso? A galeria do rock realmente é um ótimo lugar para comprar, porque o pessoal conhece e sabe indicar exatamente o que você precisa, até se nem mesmo você souber direito.
Essas dicas aqui do post são mais uma orientação mesmo, não são nenhum dogma. Eu mesmo comprei sem andar também, e cada dia mais curto o longboard!

Unknown disse...

Cara, show de bola o seu blog!
Bom, eu já anta de patins e estou querendo iniciar no longboard. Tenho uma dúvida: há alguma relação do tamanho/largura do shape com a altura do indivíduo? Tipo: posso comprar um long que seja muito grande para a minha altura.

Vlw.

Unknown disse...

https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&ei=hvqIVJrMIoymNt_9gqgB&url=http://www.monstersports.com.br/dicas-skate-longboard.php&ved=0CBsQFjAA&usg=AFQjCNGXxy0tHDZoPM7exq2HHVWoeq5JBA&sig2=QtW-Z0O7rzA2TJQfkvJqBA aqui fala tbm sobre a altura 👌

Thais disse...

Eu descobrir uma paixão pelo esporte, não consigo mais ficar um dia sem andar ... É esporte lindo de fazer , lhsa trás uma paz ' uma experiência única com você mesmo, e lhe proporciona nova amizade...

Unknown disse...

Tenho 32 anos e comecei há umas semanas, fiquei com vontade após ver um rapaz andando no parque, achei muito legal, aí coincidiu de eu passar a pé na frente de uma loja de skate, peguei e entrei e comprei, me impulsividade, rsss, muito massa, nunca tinha subido num skate, agora to dando altos roles no parque, até minha irmã caçula, 19 anos, curtiu a ideia e comprou um também, a loja foi bem feliz em me indicar um, pois sou bem alto e pesado, qualquer shape não serviria. PS, já cai duas vezes, mas levanto e contínuo andando.

Unknown disse...

Muito maneirinho.
Estou andando a 1 semana, é já consigo dropar e descer pequenas ladeiras, totalmente fora de série.

Unknown disse...

Super irado na minha pagina do face tem meu primeiro rolê

Anônimo disse...

Essas dicas foram ótimas para mim pois ganhei o meu long hoje e não fazia mínima ideia de como andar nele ainda mais que sou uma garota todos ficam falando que não é uma boa ideia

David disse...

Excelente postagem! Cara, estou iniciando no esporte também e pratiquei algumas dessas dicas antes de comprar meu primeiro long, concerteza ajudou e muito na hora da compra. Eu tenho uma marca que se chama x-seven, foi barato mas supre bem minhas necessidades iniciantes. No total ele me custou 300 reais e estou bem feliz com ele.

Unknown disse...

Eu aprendi rápido e não cair.
Na terceira vez com o long de um amigo eu já estava andando me sentindo segura 😁🎉

Unknown disse...

Ja fiz Street
Agora com 56 anos
Estou de role com um longboard

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.